3 de janeiro de 2011

Como pesquisar empresas Cruelty Free e o que esperar da busca

Várias pessoas me perguntam como faço para pesquisar as empresas Cruelty Free, por isso decidi fazer esse mini-guia, indicando as melhores fontes para pesquisas rápidas e seguras.

Um dos sites que eu recomendo é o site de uma Entidade Ambiental, o PEA - Projeto Esperança Animal. http://www.pea.org.br/. Lá, além de várias colunas que tratam de assuntos voltados ao tema de proteção dos animais (como espaço para a denúncia de maus tratos), encontramos uma lista de compras de produtos não testados em animais. Os produtos vão de material de limpeza a higiene pessoal. Clique no link e você será direcionado para essa lista.
Mas atenção, leitoras veganas: a lista só trata das empresas que não testam em animais, produtos livres de matéria prima animal são listados em outros setores do site. Quanto aos produtos esmaltísticos, poucos constam na lista do PEA.

Dica de quem já fuçou o site todo: se você for muito impressionável, vá com cuidado à sessão de testes em animais e de relatos de maus tratos. É uma boa leitura, mas as fotos são fortes.


Outro site confiável e que visito com frequencia é o site do PETA (People for the Ethical Treatment of Animals – Pessoas pela Ética no Tratamento de Animais). http://www.peta.org.br/ . O site é todo em inglês e tem muitas informações sobre produtos Cruelty Free e Veganos. Lá são disponibilizadas listas em pdf ou doc que definem as empresas que testam e que não testam seus produtos em animais. Sem contar que tem uma ferramenta bem legal pra quem procura informações sobre uma marca específica: são três caixas que pesquisa, por companhia que não testa, tipo de produto e companhia que testa. Também são disponibilizadas as maiores dúvidas dos internautas acerca da classificação cruelty free e vários outros assuntos relacionados. É uma pena que nessa lista não constem as empresas brasileiras, somente as internacionais, mas pra que costuma comprar produtos importados pode conferir aqui os produtos cruelty free para unhas.
No site do PETA são listadas as empresas das quais eles conhecem a política de realização de testes. Dessa formas, classificam as empresas pesquisadas em Don't Test e Do Test.

Uma das coisas que muita gente pergunta é como então saber se as empresas estão sendo verdadeiras quando dizem que não testam seus produtos em animais. No caso das empresas não listadas pelas entidades ambientel ou outro tipo de organização, devemos nós mesmo procurar o contato com o SAC da empresa. Volta e meia eu venho divulgando aqui e-mails trocados com as pessoas responsáveis pelo atendimento ao cliente das marcas de esmalte. Tudo bem que esse e-mail pro sí só não garante que a empresa não esteja testando seus produtos em animais, mas acaba sendo um documento, uma forma de mostrarmos que fomos atrás. As empresas que respondem que não fazem testes (ou que não terceirizam, pois deixo essa possibilidade bem clara nos e-mail que mando) estão colocando sua credibilidade em foco, pois mais cedo ou mais tarde encontramos dados sobre isso. Até lá, continuo procurando informações sobre as empresas e divulgando por aqui.

Beijos a todas!




Comente com o Facebook:

3 comentários :

  1. As meninas me contaram no lançamento da Miss Verniz Esmalteria que você só usa produtos que não são testados em animais.
    Acho muito digna a sua atitude. O mundo podia ter mais pessoas como você. Sou sua fã!
    Beijos :*

    potinhoscoloridos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fui eu, Débora, quem deixou o comentário! Não a Jú :)
    Beijos :*

    potinhoscoloridos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...